Proposta Pedagógica

CUIDAR, EDUCAR, BRINCAR E ENSINAR

Proposta Pedagógica

Nossa Escola trabalha o Socio-construtivismo compreendendo a criança como sujeito ativo do processo de aprendizagem, valorizando além dos aspectos pedagógicos outras habilidades que compõem um currículo multidisciplinar.

Muito se fala sobre a Metodologia Socio-construtivista e seus benefícios em relação ao Sistema Tradicional, mas muitas pessoas não compreendem as diferenças entre elas e especialmente que ao trabalharmos o Socio-construtivismo não deixamos também de utilizar importantes e eficientes aspectos do Sistema Tradicional e Montessoriano.

Enquanto o ensino Tradicional reconhece essencialmente a transmissão de saberes unilateral e a memorização de conceitos; o Socio-construtivismo valoriza a troca de saberes e experiências, o conhecimento se constrói e o trabalho é direcionado a valorização do raciocínio lógico, sendo o aluno incentivado a procurar os caminhos que nos levam as possíveis soluções.

É fundamental destacarmos que trabalhamos com um atendimento individualizado ao aluno o que equivale dizer que a construção parte do respeito e da valorização do que a criança já sabe, potencializando suas habilidades e capacidade de construir ainda mais em suas relações diárias.

Privilegiamos a liberdade, a experimentação e a necessária intervenção do lúdico e do concreto como ferramenta imprescindível em todos os momentos de aprendizagem. Brincar traz alegria, felicidade, desenvolve a criatividade e amplia os horizontes do conhecimento!

Nossa estrutura física é detalhadamente planejada e criada para oferecer um ambiente seguro e rico em estímulos para as crianças. Desde o berçário,a criança encontra ambiente totalmente livre de obstáculos que inibam a autonomia, por exemplo: - a hora do soninho utilizamos colchonetes   conforme indicada a legislação e norma ABNT e não berços que limitam movimentos, além do que o ambiente se torna muito versátil e porpõe diversas formas de brincar.  

Todos os ambientes de convívio da Escola contam com um importante recurso para os pais , o monitoramento direto por sistema de câmeras disponibilizando as imagens em tempo real na internet através do Veja seu Filho Online.

O contato direto com os pais é fundamental, seja nas Reuniões Pedagógicas Trimestrais, seja em Reuniões Individuais, nos horários de entrada ou saída, ou mesmo através da agenda virtual, onde informações importantes sobre a rotina pedagógica do aluno na escola são passadas diariamente para acompanhamento das famílias, com riqueza de detalhes, uma vez que os pais desejam participar da vida escolar dos seus filhos.

E é justamente este mundo de oportunidades que oferecemos aos nossos alunos, oportunidade de ter o melhor, fazer o melhor e principalmente se tornar melhor a cada dia.

Esta é a nossa missão, nosso caminho, nossa busca atuar como parceiros da família na formação de indivíduos conscientes que possam atuar na sociedade, com características de liderança, de forma participativa contribuindo diretamente no seu meio social. o Collegium Ágape  sabe que a criança é pesquisadora e ávida por fazer descobertas... logo, oferecemos ambiente instigante com professores que pensam cada detalhe para enriquecer as práticas pedagógicas que despertem  o interesse contínuo da criança.

Filosofia

Nosso trabalho está fundamentado numa concepção humanista que se exterioriza através da busca do desenvolvimento, do conhecimento e o preparo para a vida, favorecendo a construção da identidade e autonomia.

No cotidiano escolar nossa filosofia está presente:

Nas Ações: Através da conscientização a respeito da preservação do meio ambiente, seja através da reciclagem, do consumo consciente da água, do contato com a terra nas aulas de horticultura e nos projetos sociais desenvolvidos pelo Collegium Ágape com a ajuda dos alunos e das famílias;

Nas Relações: Essencialmente no respeito ao próximo, seja ele nosso colega, alguém mais velho, alguém mais novo: somos todos iguais. Entender que, se podemos, devemos sempre procurar ajudar ao outro em qualquer que seja sua dificuldade, sem esperar nada em troca, pela livre consciência de espírito de amar e respeitar nosso semelhante;

Nos Exemplos: Fazer valer aquilo que acreditamos é ensinar através de exemplos.

 

 "Ágape" O Amor que nos Move!!!